O site Validador de Documentos Digitais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) em parceria com os conselhos federais de Farmácia (CFF) e de Medicina (CFM), lançou a validação de assinaturas digitais via QR Code.

Agora, a validação das assinaturas das receitas digitais, requisições de exame e atestados médicos também poderão ser verificadas escaneando o QR-CODE impresso na receita. A leitura pode ser feita por meio das câmeras frontal OU traseira do celular do farmacêutico ou da webcam do computador da farmácia.

Ao ler o QR-Code a partir do portal do ITI, o sistema acessará a receita original diretamente da plataforma prescritora já trazendo o resultado da validação do certificado e do cadastro do prescritor. Nesta mesma janela aparecerá a opção de download do PDF para arquivamento do documento digital, caso a farmácia opte por fazer a dispensação desta receita.

Isso quer dizer que se a farmácia estiver preparada com um computador que tenha uma webcam ou com um celular disponível para fazer a leitura do QR- CODE, será possível fazer a validação e download do arquivo original diretamente do Validador do ITI, sem necessidade de acessar o PDF assinado para fazer upload ou até mesmo uma versão impressa da receita.  Tudo isso pode ser feito a partir desta nova ferramenta.

Este processo vai possibilitar o acesso rápido à verificação da receita e também agilizará o atendimento aos clientes no balcão. Confira abaixo o passo a passo para validar a receita via QR-CODE:

Passo a passo para validar a receita via QR-CODE

1 – Acesse o site Validador: https://assinaturadigital.iti.gov.br/ > Prescrição > Farmacêutico

2 – Escolha a opção QR Code e autorize o uso da câmera no computador ou no dispositivo mobile (celular).

3 – Aponte o QR-Code da receita (impressa ou no celular do cliente ) para a câmera do celular ou webcam do computador e realize a leitura.

4 – Quando o leitor fechar basta digitar o código de acesso no espaço indicado e finalizar clicando em validar. Pronto! O resultado da consulta aparecerá na tela.

Caso não tenha sucesso na leitura por meio do QR-CODE, a opção de fazer upload do documento PDF continua disponível e poderá ser utilizada.

Atenção! O QR-CODE serve para verificar a assinatura digital do médico, garantindo a autoria, integridade e autenticidade do documento. A simples leitura do QR Code não se trata do registro da dispensação. Os procedimentos de dispensação continuam os mesmos!

Portanto, se você receber uma receita feita no portal RECEITA DIGITAL, não se esqueça de registrar a dispensação em nossa plataforma. Assim você fará sua parte no controle de receitas médicas, evitando que o cliente tente fazer uma nova compra com a mesma receita.

A Receita Digital esteve presente em todas as reuniões com o ITI para discutir e adaptar rapidamente as prescrições digitais geradas na plataforma. Tudo isso foi feito para que você tenha todas as atualizações em primeira mão. O novo processo torna a validação mais ágil e mais segura para todos.

Agora que você já aprendeu como funciona a validação de assinaturas digitais via QR Code, cadastre-se na Receita Digital e comece a usar! Consulte também nossos outros artigos no blog.