Como já informado no artigo “Tipos de certificado” se você é médico e além de prescrever suas receitas online, você também tem interesse em acessar sistemas de prontuário eletrônico do paciente (PEP), e usar serviços do sistema de Conselhos de Medicina pela internet, você pode colocar um certificado digital no chip do seu cartão CRM-digital (Certificado de Identidade Médica). O processo é um pouquinho mais longo, mas quem já tem é bem prático. Saiba como registrar um certificado no CRM-digital.

Passo a passo

A primeira providência é você fazer seu CRM digital (Certificado de Identidade Médica) para depois registrar um certificado digital no chip do seu cartão (CRM).

Neste caso, o passo a passo é o seguinte:

  1.  Fazer o seu CRM digital. (Solicite o seu junto ao Conselho Regional de Medicina do seu estado mediante apresentação de documentos e pagamento de uma taxa específica);
  2. Você precisará adquirir uma leitora de cartão inteligente junto a uma certificadora;
  3. Instalar o driver (software) da leitora fornecido pelo fabricante do equipamento;
  4. Instalar o software do Gerenciador Criptográfico;
  5. E por último proceder a emissão do certificado de acordo com os procedimentos da Autoridade Certificadora. (o mesmo passo a passo do E-CPF já descrito no artigo passo a passo de como fazer seu certificado digital ).

Mais detalhes desse processo, informações e as principais dúvidas, você vai encontrar as respostas no próprio site do Conselho Federal de Medicina aqui: http://portal.cfm.org.br/crmdigital/ . Mas relembrando, se você é médico e quer apenas assinar documentos e suas prescrições digitalmente, qualquer um dos tipos de certificado digital (token, smart card, arquivo ou tipo em nuvem) dentro do padrão ICP- Brasil poderão ser usados na nossa plataforma de prescrição digital.

Para isso, consulte o nosso artigo onde indicamos as principais empresas certificadoras do mercado para você fazer o seu. Caso precise de alguma ajuda, entre em contato conosco pelos nosso canais de email ou whats app.